Coritiba não deve contratar mais na temporada (Foto: Reprodução/TV Coxa)
(Foto: Reprodução/TV Coxa)

SAF do Coritiba é vendida e Grupo vencedor pode trazer atletas ao Couto: “Forte na…”

O Coritiba anunciou nesta segunda-feira (15) a venda de um percentual da SAF ao Grupo Independiente Del Valle, do Equador. O conglomerado passa a ser sócio minoritário do Coxa, em um movimento que, segundo o clube, “faz parte de uma decisão estratégica voltada ao crescimento esportivo e estrutural”. Conhecido pelo Independiente Del Valle, o grupo é hoje uma referência sul-americana na formação de atletas e na organização das categorias de base.

Presidente do Coritiba, Marianna (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Grupo pode ajudar futebol do Coritiba

A parceria prevê troca de conhecimento, metodologia e experiência, aproveitando a estrutura que levou o IDV a conquistas expressivas, como os títulos da Copa Sul-Americana em 2019 e 2022 e a Recopa Sul-Americana em 2023. Dentro desse formato, a negociação de jogadores entre clubes do mesmo grupo é comum, o que abre a possibilidade de jovens talentos equatorianos aparecerem para reforçar o Coxa nas próximas janelas.

O Independiente Del Valle atua em modelo de conglomerado de clubes, semelhante ao Grupo City, do Bahia, e ao Grupo Eagle, do Botafogo. Além do Coritiba, o grupo controla o Numancia, da terceira divisão da Espanha, e é sócio majoritário do Atlético Huila, da segunda divisão da Colômbia.

Coritiba não segura jogador de Seabra
(Foto: Gilson Lobo)